segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Base Estrutural

Todas as pessoas têm uma base estrutural já em casa, quando ainda é pequeno (a). A questão é: que base é esta?
O que eu quero dizer é que se a pessoa não tem uma família bem estruturada, um pai e/ou uma mãe que educam, que ensinam, que dão um bom exemplo, ela já tem um ponto negativo para si.
Quando os pais não se preocupam com seus filhos, com o que eles estão ou não fazendo, com quem e onde eles estão, esses filhos têm grande tendência a cometer erros, talvez graves, talvez nem tanto, mas erros que vão prejudicá-los, principalmente se esses estiverem na adolescência, afinal, a adolescência é uma fase muito complicada e muito importante para a vida de qualquer pessoa. É a fase em que melhor aprendemos o que é certo e errado, a fase em que temos que tomar grandes decisões, que temos que deixar de ser crianças e ao mesmo tempo, não achar que já somos adultos. 
Muitos dos adolescentes que não têm a presença dos pais para auxiliá-los e acabam fazendo besteiras como fumar, se drogar, deixar o colégio, não levar a vida a sério, engravidar, se envolver com pessoas erradas, em fim, acabam não conseguindo diferenciar o certo e o errado, se envolvem em grandes problemas, e pior: não têm ninguém que possa ajudá-los.
Não, eu não estou usando o desinteresse dos pais como justificativa para os erros dos seus filhos. É claro que isso também depende da índole de cada um, mas como ter uma boa índole, sem uma boa educação?
Muitos pais hoje em dia, acham que é chato ou inútil conversar com seus filhos, cuidar deles, deixam que os filhos façam o que bem entenderem, sem dar a mínima importância para isso. Ignorantes. É esse o adjetivo correto para esses pais. Afinal, é dever deles dar auxílio para seus filhos porque não há ninguém melhor que os pais para ensinar tudo o que eles precisam, para ajudá-los em suas dificuldades, para estender a mão, para esclarecer o que é certo e errado.
Mas é claro que também tem pais que são presentes, que se preocupam com seus filhos, que dão um bom exemplo, uma boa educação, que dão essa base familiar que todos nós precisamos, desde crianças até sermos adultos. Às vezes esses pais são tachados como super protetores, como exagerados, mas na verdade, eles que estão certos, pois se depender deles, seus filhos serão boas pessoas, serão alguém de suas vidas e ainda terão orgulho de serem o que são e mais orgulho ainda de ter os pais que têm.


              Fica a dica ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica a Dica - Livros

  • Antes que o mundo acabe - Marcelo Carneiro da Cunha
  • A menina que roubava livros - Markus Zusak
  • Diário de uma paixão - Nicholas Sparks
  • O dia do Curinga - Jostein Gaarder
  • A festa no castelo - Moacyr Scliar
  • Quase memória - Carlos Heitor Cony
  • Nada de novo no front - Erich Maria Remarque
  • A breve segunda vida de Bree Tanner - Stephenie Meyer
  • Saga Crepúsculo - Stephenie Meyer
  • O morro dos ventos uivantes - Emily Bronte