segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Incrível Scliar

Médico muito bem conceituado. Escritor com uma legião de leitores. Começou a escrever ainda criança (com 11 anos). Homem de palavra – muitas palavras. Pessoa alegre e cheia de sorrisos. Brilho único no olhar. Expressivo. Orgulhoso. Bem humorado. Simpático. Seus livros foram publicados em 12 países. Ganhou 3 vezes o prêmio Jabuti, um dos mais importantes do Brasil. Publicou mais de 70 livros, entre crônicas, contos, ensaios, romances e literatura infanto-juvenil...

Moacyr Jaime Scliar teve um acidente vascular cerebral no dia 11 de Janeiro e bravamente lutou por cerca de 50 dias – no Hospital de Clínicas de Porto Alegre – antes de falecer. Scliar morreu por falência múltipla dos órgãos no dia 27 de Fevereiro e foi enterrado no dia seguinte no cemitério do Centro Israelita de Porto Alegre.

E Não, não foi apenas “um escritor que morreu”. Scliar se foi e com ele levou ao menos metade do brilho da literatura brasileira.
Seus livros, com um estilo leve e irônico, geralmente com a temática judaica, costumam chamar atenção, pois são interessantes, explicativos, nos fazem sentir vontade de lê-los do início até o fim de uma só vez...

Sou leitora e fã de Scliar. Tenho orgulho de estudar no mesmo colégio em que ele estudou – o Júlio de Castilhos. Acho sua obra realmente incrível. Além de seus livros fantásticos, Moacyr também é e sempre será fantástico diante de meus olhos.
Fiquei realmente abalada com sua morte. Mas o que “me alegra” é saber que ele deixou seu legado. Aqueles que vão conseguir eternizar suas obras; é saber que Scliar continuará eternamente vivo em seus livros e assim, muitos dos que ainda nem nasceram, irão conhecê-lo e admirá-lo, mesmo que ele já não esteja mais aqui.

Uma frase de Scliar que gosto muito e que acredito que o define bem é “Os livros são a vacina contra a ignorância”. Isso porque ele usou as palavras livros e vacina. Afinal Scliar era um escritor apaixonado pela literatura e um médico muito bem conceituado.
Sua obra chega a ser surpreendente com suas ironias tão corretas, com toda sua leveza que faz com que mergulhemos em devaneios, com os assuntos que costuma abranger... Scliar era simplesmente Incrível.
Aí está mais uma palavra que define bem esse fantástico médico e escritor: Incrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fica a Dica - Livros

  • Antes que o mundo acabe - Marcelo Carneiro da Cunha
  • A menina que roubava livros - Markus Zusak
  • Diário de uma paixão - Nicholas Sparks
  • O dia do Curinga - Jostein Gaarder
  • A festa no castelo - Moacyr Scliar
  • Quase memória - Carlos Heitor Cony
  • Nada de novo no front - Erich Maria Remarque
  • A breve segunda vida de Bree Tanner - Stephenie Meyer
  • Saga Crepúsculo - Stephenie Meyer
  • O morro dos ventos uivantes - Emily Bronte